sexta-feira, 29 de maio de 2009

A Beleza numa palavra

O feio, por ser feio, é inimaginável. Não nos conseguimos recordar o quão feio é algo, mas, muitas vezes, por ser feio, conseguimo-lo descrever pormenorizadamente, para depois, mesmo com tamanha descrição, por ser feio, não o conseguir imaginar.
Já a Beleza é constantemente requerida pela nossa mente. A Beleza é desejada de ser imaginada e, mesmo quando não o é conseguido por imagens, basta uma palavra, não para imaginar a Beleza, mas para a sentir confortavelmente na nossa mente. Basta-a dizer, em silêncio, na nossa mente, e temos a Beleza dentro de nós.
O feio é-o, ponto. Fica feio até que digamos o contrário, até que o reavaliemos e façamos uma nova definição de feio, embora sabendo sempre que, feio é feio.
Já a Beleza está sempre em aperfeiçoamento não existindo apenas um tipo. É que a Beleza, ao contrário do feio, possui graus em constante reavaliação, sendo que apenas evoluem e nunca regridem.
Resolvemos reavaliar os nossos.
E temos uma nova máxima de Beleza... O feio, continua com a categoria única, com todos os outros feios, sem distinção, arrumados e sossegados, enquanto que a Beleza, dividida em várias belezas, atormenta-nos com a constante exigência da nossa mente, de imagens da mais recente categoria máxima.
Apesar de sermos imaginativos, de ter amigos imaginários, de imaginarmos, de imaginar, não o somos por imagens. Por palavras, por vezes, talvez, e, talvez por isso, vamos alimentando a nossa mente exigente, faminta de imagens da mais recente categoria máxima, pela única palavra a que agora corresponde…

5 comentários:

João disse...

Os meus amigos imaginários vão de férias por imposição. Vão para um retiro espiritual no Tibete imaginário.

Até ao nosso regresso...
As nossas desculpas aos leitores habituais mas achamos que é melhor pararmos um pouco por razões pessoais (segundo eles alegam).

Adeus.

V disse...

Boas Férias e Até Breve!!!
Beijocas Grandes :)

João Ricardo disse...

Fonix. Dá-me cabo da cabeça ler os teus textos.

Passo logo para os comentários.

Vais ter sucesso no futuro na escrita.

Um abraço

littlegirl disse...

Vão para onde?! Maaau....

andre@aldeias disse...

belo texto.
um abraço