quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bom dia. O que é que vai ser?



Tenho uma espécie de fascínio ligeiro por certas rotinas. Apesar de ter um pavor a rotinas no geral, para algumas em específico tenho um gosto particular.

Gosto de chegar a um sítio e que me digam "Oh! Como está? Já cá não vinha há muito tempo. Os miúdos?". Claro que também gosto de andar nu pela rua e ninguém olhar mim, por isso, aquilo que ainda gosto mais é de chegar a um balcão e partilhar um olhar cúmplice com o empregado. Fazer um sorriso e dizer simplesmente, "Bom dia. O costume, se faz favor.".
Alguém dir-me-ia neste momento, "pfff... menino.".
Será que é muito difícil, depois de ver alguém pela manhã de todos os dias da semana, durante uma série de semanas que perfazem meses, depois de ouvir algo como, "Bom dia. Uma sandes mista e uma meia de leite directa, se faz favor.", conseguir não perguntar, nesses mesmos todos os dias da semana de todas as semanas de uma série de meses, "Bom dia. O que é que vai ser?"?
Claro que vai ser a mesma coisa, sô dona Manuela!
O pior disto tudo é ter alguém atrás de nós que quando é atendido diz, "Bom dia. Costume se faz favor.".

Tento não desistir e avançar com o dia mas, até agora, ainda só consegui "rotinar" o lanche. E se há algo para que o futebol serve é para isto. Para fazer perguntas do género, "Então o que é se passou com o seu Porto?" e a partir daqui vem história de Portugal e o estado da nação.
Apesar de tudo, estou muito perto de conseguir o meu objectivo quando ao lanche, em que peço sempre duas torradas, o Gil já pergunta, "Duas torradas e um fino?".

3 comentários:

littlegirl disse...

melhor que "o do costume" só mesmo quando se pode dizer "ponha na conta"

Anónimo disse...

eu percebo-te muito bem. há um conforto nisso.
o mec fala de uma coisa parecida num livro sobre comida. porque só quando te tornares um habitué, podes gozar das supremas delícas que existem fora do alcance do forasteiro. penso muito nisso quando vou a um restaurante daqueles de balcão corrido; um dos sítios onde se come melhor nesta terra. o empregado mal me fala, mas tem um código fechado com quase todos os tipos do lado. são os do costume. no outro dia até assisti a uma coisa do género: já não há disso, mas tenho aqui uns carapauzinhos que acabaram de chegar para o jantar; eu frito-lhe já uns!

JT disse...

Gosto